No masculino também conquistaram 4 ouros, com: Fábio Dourado (54kg), Laion Souza (57kg), Luiz Carvalho (86kg) e Luis Rotta (92kg). 4 medalhas de prata, com: Gabriel Rodrigues (48kh), Tauã Cardoso (52kg), Wallison da Cruz (67kg) e David Guiedes (+92kg). Além de 3 bronzes com: Leandro Coelho (60kg), Charles Rodrigues (63,5kg) e Vitor Melo (75kg);
E com esse desempenho impecável, Sorocaba dominou o topo do ranking por equipes nas duas classes que participou, primeiramente no Juvenil Feminino, com 22 pontos; em seguida ficou Campinas, com 20 pontos e em 3° lugar, Araçatuba, com 8 pontos.
Sorocaba também liderou o 1º lugar na classificação do Elite Masculino, com 49 pontos; em 2° lugar ficou São José dos Campos, com 41 pontos e Indaiatuba encerrou o pódio, em 3° lugar, com 21 pontos.
Um grande destaque da equipe, foi o atleta Luiz Carvalho, atual campeão brasileiro na categoria 80kg, campeão do sul-sudeste e invicto durante o ano de 2024, vencendo todas as lutas e campeonatos que participou durante o ano. Luiz foi revelado e iniciou sua carreira como boxeador no núcleo do Maria Eugênia em Sorocaba do projeto social “Boxe: Uma Luz para o Futuro”, da LISOBOXE.
O campeão sorocabano enfrentou um novo desafio nesses Jogos Abertos, disputando uma categoria acima (86kg) e ainda assim obteve êxito. Na luta da final, na quinta-feira (13), Luiz enfrentou Davi Pires, representante da cidade de Campinas e convocado pela CBBoxe – Confederação Brasileira de Boxe para compor a Equipe Nacional Ampliada 2025. O sorocabano iniciou o combate no 86kg, perdendo na pontuação dos juízes, pois seu adversário, Davi, conseguiu dominar sua distância e atirar golpes mais evidentes. Porém, nos 2 rounds seguintes, Luiz reverteu o cenário e dominou a luta, atirando um alto volume de golpes fortes na média e curta distância, o que levou seu adversário a cometer consecutivas faltas, na tentativa de evitar os ataques e assim perdeu 2 pontos. Assim sendo, Luiz foi campeão por decisão unânime na pontuação dos juízes.
Luiz Carvalho comentou: “Minha luta na final dos jogos abertos, achei que ia ser uma luta mais apertada por estar uma categoria acima, mas no meio do primeiro round consegui me encontrar bem na luta, impor o meu ritmo e trabalhar o volume de golpes, sempre cortando passos (movimentação de perna) e conseguindo pressionar o adversário. No segundo round, já estava mais tranquilo com a luta, conseguimos administrar bem a distância e a quantidade de golpes. No terceiro round, como vi que tinha conseguido garantir os dois primeiros, consegui administrar melhor a luta, mas mesmo assim impondo o meu ritmo e sempre pressionando o adversário. Me senti bem com a luta fiz tudo que tinha, agora tenho que treinar alguns detalhes que precisam melhorar, mas como todo atleta, ninguém é perfeito e volto no ano que vem para melhorar esses detalhes em busca de uma nova trajetória no olímpico (amador) ou no profissional.”
Fonte: https://www.lisoboxe.com/post/sorocaba-campe%C3%A3-no-boxe-feminino-e-masculino-dos-jogos-abertos-2024